Com a velocidade do acesso à informação e a digitalização da saúde, a jornada do paciente mudou. Se antes ele era um agente receptor, que esperava uma indicação de confiança para ir ao médico, hoje ele é protagonista e pesquisa a melhor opção. Basta uma busca no Google ou em uma plataforma de saúde e, pronto, encontra tudo o que precisa. Justamente por isso, o marketing médico assumiu um papel fundamental para o sucesso médico: de conector entre pacientes e especialistas.
Além da autopromoção da publicidade tradicional, o marketing médico é uma oportunidade imperdível para atrair e fidelizar pacientes. Isso porque envolve uma série de ações e estratégias para atingir tais objetivos.
Mas, até que ponto vale a pena investir tempo e dinheiro em marketing médico? Será que faz sentido para o seu atual momento profissional? Como fazer, sem ter problemas com o Conselho Federal de Medicina (CFM)?
Preparamos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre marketing médico e talvez não tenha encontrado ainda.
1. O que é marketing médico?
Marketing médico é um conjunto de ações e estratégias para atrair, conquistar e fidelizar pacientes. Além de agregar valor aos profissionais e consultórios, também funciona como um impulso para construir autoridade e melhorar sua reputação no setor de saúde.
A prática é regulada pelo CFM. Por isso mesmo, deve ser feita com ética e responsabilidade. Ainda neste post vou comentar com mais profundidade o que é proibido no marketing médico.
2. A importância do marketing médico
Se perguntando por que é importante investir em marketing médico? Pois bem, existem duas respostas que cabem aqui - uma mais humana e outra mais comercial:
- para facilitar a experiência dos pacientes, seja por meio de conteúdo útil para eles quanto pelo estreitamento da relação com seu público;
- para aumentar a lucratividade do seu negócio a longo prazo, lembrando que o seu consultório também precisa de receita para continuar funcionando, certo?
Seja qual for a resposta que melhor se encaixa ao seu atual momento profissional, é importante lembrar que o marketing médico pode te ajudar a se tornar referência regional.
Só para se ter uma ideia da importância do marketing médico, segundo o mais recente Panorama das Clínicas e Hospitais, realizado pela Doctoralia e TuoTempo:
- 50% dos centros médicos com apenas um profissional já “fazem o básico” quando o assunto é investimento em marketing
- Pouco mais de 20% investem ativamente
- Outros 20% pretendem investir
- E apenas 10% afirmam não investir
Tem interesse em iniciar seu marketing médico ou até mesmo impulsionar o plano já existente, mas não sabe por onde começar?
Compartilho, a seguir, um passo a passo para te ajudar a entender o que deve ser definido e observado para aumentar suas chances de sucesso:
3.1 Saiba como fazer marketing médico dentro das regras do Conselho
Para fazer marketing médico com assertividade e, principalmente, zelando pela ética médica, é preciso ter em mente as determinações do Conselho Federal de Medicina para evitar penalizações.
Fazer marketing médico com ética e responsabilidade é tão importante que o próprio CFM desenvolveu uma cartilha sobre o tema: o Manual de Publicidade Médica. No entanto, conhecer suas diretrizes deve ser o primeiro passo antes mesmo de planejar suas primeiras ações. O mesmo acontece com outras especialidades de saúde que possuem suas próprias regras.
3.1.1 O que é proibido no marketing médico?
Como sabemos, a credibilidade e a ética médica são pilares essenciais para que a sua imagem como profissional de medicina não seja prejudicada. Assim sendo, é de suma importância ter em mente o que é proibido no marketing médico e deve ser evitado quando o assunto é divulgação.
- anunciar que tem uma especialidade que não possui;
- divulgar os aparelhos ou produtos do consultório para mostrar que possui estrutura e tecnologias médicas de ponta;
- expor fotos de pacientes para se promover profissionalmente (nem mesmo em “Antes e depois”);
- fazer propaganda enganosa ou, ainda, se envolver em uma propaganda falsa;
- fazer sensacionalismo ao divulgar informações que possam causar alarme à sociedade;
- garantir resultados específicos;
- se autointitular “o melhor”, “o único” ou qualquer outra expressão que sugira superioridade em relação aos colegas da medicina;
- sugerir diagnóstico sem uma consulta prévia;
- usar imagem de celebridades para divulgar serviços médicos;
- veicular informações de saúde sem estar indicado como o médico responsável pelo conteúdo, incluindo número de registro e especialidades.
3.2 Defina seu público-alvo de pacientes
Para garantir um marketing médico assertivo, o próximo passo é definir quem são as pessoas que precisam do seu serviço. Quem é o seu paciente?
Pode parecer clichê, mas ter consciência sobre o perfil de pessoas que você quer atender é fundamental para planejar ações direcionadas. Quando você sabe quem são, fica muito mais fácil atender às expectativas dos pacientes e aumentar a fidelização.
Existem três formas de fazer esse levantamento:
- levantando hipóteses a partir do que você entenderia como cliente ideal;
- fazendo entrevistas com os pacientes para saber em média que idade eles têm, com o que trabalham, o que buscam, entre outras informações;
- ou pesquisando em fontes secundárias, como redes sociais ou plataformas de saúde.
3.3 Defina seus objetivos
Para seguir com o seu planejamento de marketing médico outra importante definição são os seus objetivos daqui para frente.
Veja alguns exemplos abaixo e fique à vontade para aproveitar em sua estratégia:
- conquistar mais pacientes;
- fidelizar os pacientes recentemente atendidos pela primeira vez;
- se posicionar como autoridade em sua especialidade;
- ajudar pessoas sobre a importância de se atentar a alguns cuidados específicos com a saúde;
- conquistar a atenção do paciente digital.
3.4 Escolha as estratégias
As estratégias vão funcionar como se fossem “pontes” que vão te ajudar a conquistar os objetivos que acaba de definir. Por isso mesmo, você deve escolher o que faz mais sentido conforme as metas estabelecidas.
Um exemplo? Vamos supor que você viu estatísticas que mostram que quase metade das pessoas que visitam um médico não voltarão outra vez. Então, define o objetivo de fidelizar pacientes. Nesse caso em específico, pode ser interessante usar estratégias como o envio de pesquisa de satisfação após as consultas. Uma forma de colher feedbacks e melhorar ainda mais a qualidade das consultas.
3.5 Acompanhe os resultados
Acredito que você esteja se perguntando como saber se todo o esforço e investimento em marketing médico vai ou não valer a pena. Como medir resultados? Como saber se a estratégia definida está dando certo?
Justamente, essas perguntas são muito válidas. Afinal de contas, é um pouco frustrante dedicar tempo em um projeto que não vai gerar os resultados esperados. Concorda?
No entanto, existem alguns indicadores extremamente úteis nessas horas. No marketing chamamos eles de “métricas de marketing” ou ainda KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Performance). Esses indicadores são usados para medir os resultados de ações e estratégias realizadas.
Alguns dos mais usados pelos médicos, segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, são:
- novos pacientes
- geração de agendamentos de consultas
- melhor posicionamento no Google
- reconhecimento de marca
- maior faturamento mensal
- geração de novos contatos / leads
Importante: em alguns casos, pode ser necessário rever as táticas aplicadas em seu marketing médico. Por isso, procure manter a mente aberta para mudanças de percurso. Muitas vezes são elas que garantem que os objetivos definidos lá atrás sejam realmente alcançados.
4. Ideias de estratégias e ações de marketing para médicos
Com uma grande variedade de estratégias, o marketing médico pode ser colocado em prática por diferentes canais e sob diferentes formas.
Confira agora mesmo algumas sugestões para começar o seu com o pé direito:
4.1 Tenha uma identidade visual definida
Você provavelmente já deve ter ouvido que uma imagem vale mais que mil palavras ou que a primeira impressão é a que fica. Certo?
São duas frases que ilustram bem a importância de ter uma identidade visual clara e agradável. Pense que, a partir dela, fica mais fácil para que o público reconheça o seu consultório em seus canais de comunicação. Lembre-se disso ao planejar seu cartão de visita, prontuário eletrônico, receituário, site e perfil - tanto nas redes sociais quanto na Doctoralia.
4.2 Inscreva-se em uma plataforma de saúde online
Falando em Doctoralia, esse é um exemplo de “vitrine online” fundamental para ajudar a impulsionar sua visibilidade e melhorar ainda mais sua reputação online. Com mais de 15 milhões de visitas de pacientes por mês, é a maior plataforma de saúde do mundo. Um marketplace que conecta especialistas em saúde a pacientes, reduzindo distâncias e facilitando a experiência de ambos os lados.
Ao criar seu perfil de Especialista na Doctoralia, você pode ser mais facilmente encontrado por pacientes da sua região. Uma estratégia de marketing médico relevante em tempos de saúde 5.0.
De acordo com pesquisas internas da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam um especialista em saúde pela internet.
Se quiser se tornar seu perfil médico ainda mais completo, com acesso a recursos como agendamento online de consultas, prontuário eletrônico personalizável e Telemedicina, basta optar por um perfil Premium.